quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aula 3 (25-10-2010)








“Couraçado Potemkin”, Sergei Eisenstein 1 hora e 13 minutos
Fechar os olhos e reconstituir o filme.
A memória da retina.
A experiência com a imagem precede a experiência com a palavra.
Imagem simulacro da Natureza. Palavras substituem alguma coisa – representam.

No que consiste a narração?
Um assunto, com termos envolvidos, e uma forma de contar esse assunto, ou a união entre os termos. (visa uma coerência, um saber).
Tempo da história diferente do tempo da narração.
Se uma pessoa conta um evento da sua própria vida, no momento do relato esse evento já não está a ser vivido, a narração divide a vida em duas partes: a que se vive naquele momento e a que deixou de ser vivida para ser narrada.

É preciso, no entanto, garantir a subtileza na passagem de um plano para outro, sob pena de se causar uma impressão de descontinuidade, a montagem deve ser elaborada de forma a impedir o esfacelamento da acção em unidades diferenciadas que possam desorientar o espectador, a ponto de ele não saber mais como situar-se em relação aos acontecimentos que se desenrolavam à sua frente.

O pensamento é cinematográfico.

Montagem por atracão.

O Sentido denotado e conotado. O significado e o significante. O Signo e o Símbolo.

Studium (o desejo, a vontade, o investimento, intenção) ESTUDO e o Punctum (espera, acaso, atenção, pequeno acontecimento, é um extra que se acrescenta e já lá está) PONTOS SENSÍVEIS

Bibliografia:
“O grão da voz” – Roland Barthes. Ed. 70, 1982.
“A Câmara Clara” – Roland Barthes. Ed. 70, 2010.

Trabalho de Casa: um fluxo que me interesse. Captar esse fluxo com um mínimo de 3 planos e um máximo de 5 planos. Cada plano não pode exceder 1 minuto de duração. Conceber um plano de montagem para esses planos. (ficheiro: MOV, AVI, JPG) ou aparelho de leitura com Bluetooth ou cabo USB de ligação ao Computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário